Censuraram o blog do Esmael em pleno regime democrático
A justiça dá um tiro no pé ao não permitir a liberdade de expressão em pleno regime democrático, e determina o fechamento do Blog do Esmael, Igualmente tendencioso pró-Osmar (como o de Campana, só que este pró- Beto Richa). E depois ainda falam da Venezuela...

A liberdade de imprensa tem limites? Claro que deve ter, quando fere a honra e a dignidade das pessoas. No entanto, a opinião política,  charge, a crítica, o humor, a denúncia, o ponto de vista, devem ser respeitados.  Ao acessarmos o Blog do Esmael, sabemos exatamente de que lado está: as matérias são, aliás, como a grande maioria da imprensa, tendenciosas. Não menos que o blog do Fábio Campana, que utiliza os mesmos adjetivos e métodos, ultrapassando o limite entre o jornalismo e a crítica de pasquim  com relação ao governo Requião e outros adversários. 

Então,  fica a pergunta, sobre  o que é pior para a Democracia: uma imprensa que se disfarça de "objetiva", levando o leitor a acreditar em sua imparcialidade, quando, na verdade, sonega dados ou informações, para posiconar-se ideologicamente? Ou a imprensa, ou blog, ou jornal ou revista que assume claramente sua postura partidária, deixando de antemão o leitor, ouvinte ou telespectador avisado de que seu conteúdo é tendencioso?

O blog do Esmael se encaixa neste último caso. O de Campana, no primeiro. E defenderemos que ambos sejam fechados? Nunca. Quem deveria decidir isso é o leitor. Ao assumir o lado de Beto Richa e fechar o Blog do Esmael, a Justiça abre um precedente perigoso: a liberdade de expressão é  só para alguns ou deve ser para todos? Afinal, que democracia é esta que não suporta a crítica?

Ao sair em defesa do Blog do Esmael, estou  longe de concordar integralmente com o seu conteúdo, o seu ponto de ponto de vista sobre a realidade política Brasileira, bem como os métodos utilizados para publicá-los.   Assim, como é fácil idenficar o conteúdo fartamente tendecioso do site do  Campana e a utilização dos mesmos métodos para a aingir seus adversários políticos.  

O que nos assusta neste momento é que ao tomar a decisão de censurar o Blog do Esmael , a Justiça nos deixa a impressão de que também tem um lado determinado e usa dois pesos e duas medidas para julgar a realidade.   

O  site do Instituto Reage Brasil, entidade a qual pertenço,  já foi hackeado inúmeras vezes e censurado de maneira ílícita.  Ao solicitar o fechamento do Blog do Esmael, Beto Richa revela que não herdou o espírito democrático de seu pai, que lutou pelas liberdades democráticas em nosso país.    

Marcos H. Guimarães - jornalsita, escritor e vice-presidente do Instituto Reage Brasil

 

 
 
ver todos os editoriais