Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) divulga agenda de mobilizações
Cine Copa-Moradia exibe vídeos sobre “violações de direitos decorrentes dos mega-eventos”. Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida convida para Audiência Pública sobre Lei Estadual de Agrotóxicos. Informações sobre a Semana Nacional de luta pelo Passe Livre. Confira e participe.

 

CINE COPA-MORADIA - 20/out

O Comitê Popular da Copa-Curitiba convida para exibição de vídeos que mostram as violações de direitos decorrentes dos mega-eventos. A exibição acontece nesta quinta (20), às 19h, na Escadaria do prédio histórico da UFPR, na Pç. Santos Andrade. No anexo você confere mais atividades da jornada do comitê para o mês de outubro. Informações: 41 3232 4660, com Thiago-Terra de Direitos).

 

CAMPANHA PERMANENTE CONTRA OS AGROTÓXICOS E PELA VIDA - 24/out

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. A campanha tem o objetivo de mostrar que é possível uma produção de alimentos saudáveis e diversificados, sem a contaminação da terra, dos rios, lagos e lençóis freáticos. Trata-se de uma disputa entre o projeto fundado na vida (agricultura familiar e camponesa) e o projeto das transnacionais e o do latifúndio, fundado na destruição da vida. Na próxima segunda (24), às 9h, haverá a audiência pública Lei Estadual dos Agrotóxicos, no Plenarinho da Assembléia Legislativa. À noite, a partir das 19h, no salão nobre do prédio histórico da UFPR, ocorre o lançamento do filme O veneno está na mesa, dirigido por Sílvio Tendler.  Mais detalhes da programação em anexo. Comitês já foram criados em Londrina e Maringá. A idéia é que na segunda-feira avancemos nessa organização para outras regiões. A CMS estará visitando os sindicatos a partir da próxima semana para discutir atividades formativas e contribuição financeira para a campanha, elencada como prioridade em nosso planejamento de 31/ago. Informações: 41 3029 4958 ou comiteagrotoxicospr@gmail.com

 

 

SEMANA NACIONAL DE LUTA PELO PASSE LIVRE - 24 a 26/out

O objetivo da mobilização é reafirmar o direito à cidade, em contraposição ao modelo perverso que enriquece as empresas de transporte coletivo e priva o povo do acesso a um transporte gratuito de qualidade e de outras alternativas ligadas à mobilidade urbana. Confira abaixo a programação. Todas as atividades têm início às 18h.:

24/out - segunda - 18h - na PUC (Bloco Amarelo) - painéis e debate

PAC da mobilidade e o metrô (J.C. Cascaes - ex-Copel e URBS); Inconsistências da tarifa (Sandro Silva - Dieese); Abordagem sócio-ambiental do passe livre (Gert Schinke - historiador de Florianópolis); Integração das luta campo-cidade (Ramão Brizola - MST).

25/out - terça - 18h - na UFPR (Anfi100 - Reitoria) - painéis e debate

O movimento estudantil e o transporte coletivo (DCE-UFPR); Histórico da exploração do deslocamento urbano (Lafaiete Neves- FAE);

Mobilidade urbana e Copa (J. Ricardo - Comitê Popular da Copa-Ctba); Tarifa Zero (Lucio Gregori - São Paulo); Luta pela mobilidade (Luís Patrício - CicloAtivismo)

26/out - quarta - 18h - no terminal Guadalupe - cine-debate

Exibição do documentário IMPASSE ( a luta pelo congelamento da tarifa em Florianópolis-2010)

Mais informações em www.fureotubo.blogspot.com ou mplcuritiba@riseup.net

 

9º ENCONTRO DOS SEM TERRINHAS - POR ESCOLA NO CAMPO E ALIMENTOS SEM AGROTÓXICOS e 1º FESTIVAL DE ARTES DAS ESCOLAS DE ASSENTAMENTO DO PARANÁ - 29/out a 2/nov

Essas duas belíssimas e importantes jornadas terão oficinas, manifestações político-culturais de rua e espetáculos no Teatro Guaíra. Cerca de 2.500 alunos das escolas de assentamento estarão em Curitiba. As organizações urbanas estão convidadas a incorporar-se nas atividades e a contribuir na mobilização, divulgando em suas publicações impressas e eletrônicas. Confira no anexo (convite para oficineiros) toda a programação.

 

 

CONFERÊNCIA MACRORREGIONAL DO TRABALHO DECENTE - 27/out

A conferência acontece no dia 27 (sexta), em Matinhos, na UFPR-Litoral, a partir das 8:00h (credenciamento). Entre as principais propostas que a CUT defenderá nos vários âmbitos do processo, estão: liberdade e autonomia sindical (convenção 87-OIT); fim do imposto sindical; fim dos interditos proibitórios em greve; valorização do salário mínimo; proteção da saúde e segurança no trabalho; erradicação do trabalho escravo e infantil; combate à informalidade; fim do fator previdenciário; redução da jornada para 40h; fim da demissão imotivada (convenção 158-OIT); combate à terceirização e precarização; reforma agrária e revisão dos índices de produtividade da terra; igualdade da remuneração entre homens e mulheres; direitos iguais para trabalhadoras domésticas; combate à discriminação no emprego (convenção 111-OIT.As inscrições devem ser feitas até 21 (sexta), pelo site www.trabalho.pr.gov.br/sets/trabalho decente O setor sociedade civil (jovens, mulheres, negros e movimentos sociais podem inscrever até 57 delegados para essa conferência. Para a estadual, 19 (dezenove); para a nacional, 5 (cinco).

 

ATO CONTINENTAL PELA RETIRADA IMEDIATA DAS TROPAS DA ONU DO HAITI - 5/nov

O ato político será em São Paulo, no dia 5/nov, às 15h, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A CMS fretará uma van com 15 lugares.

Informações sobre os eventos com Red ( 41- 9960 9362).

 

 
 
ver todos os editoriais