Conferência Livre de Comunicação acontece em Curitiba na próxima terça-feira
Confira as várias conferências que estarão acontecendo em todo o Paraná.

Etapa preparatória para a conferência estadual debaterá o cenário das comunicações

Você está satisfeito e satisfeita com a programação da sua TV? Sabia que as concessões de rádio e TV são públicas e que você poderia participar e opinar sobre o conteúdo que elas veiculam? Acha justo e democrático que a liberdade de expressão seja um direito de oito famílias e que o povo brasileiro tenha como única opção desligar a TV ou trocar de canal? Quase 60% das verbas publicitárias são destinadas a uma única emissora de televisão! Como ficam as emissoras públicas, educativas e comunitárias? Você sabia que estão querendo acabar com a liberdade na internet? E o que tudo isso tem a ver com você?

A comunicação, assim como a educação, a saúde, a moradia, é um direito humano que deve ser exercido por todos e todas. Historicamente, no entanto, as políticas de comunicação no Brasil têm sido definidas sem a participação democrática da sociedade. Como resultado, temos um cenário de grande concentração dos meios de comunicação e poucos espaços de participação pública nas discussões sobre o setor.


Conferência Nacional de Comunicação

Neste ano, pela primeira vez, haverá a oportunidade de mudar o cenário existente. Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro será realizada a I Conferência Nacional de Comunicação – Confecom, com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. A Confecom será um espaço em que os cidadãos brasileiros poderão, pela primeira vez, apresentar suas demandas e propostas para políticas públicas de comunicação.

O debate envolverá, entre outros, os seguintes assuntos: concentração da mídia no país, rádios e TVs comunitárias, produção independente e regional na TV e no rádio, envolvimento de parlamentares na gerência ou posse de veículos de comunicação, sistema público de comunicação, controle social das concessões, universalização da banda larga, fomento à produção do cinema nacional, direito autoral e convergência.

Etapas locais

Antes da etapa nacional, conferências municipais e regionais ocorrerão em todo o Paraná em preparação para a etapa estadual, agendada para 6, 7 e 8 de novembro. As etapas preparatórias têm caráter mobilizador e deliberativo, e podem encaminhar diretrizes para a Conferência Estadual de Comunicação.

Participe da etapa de Curitiba!

Conferência Livre de Curitiba

06/10 – Espaço Cultural dos Bancários (rua Piquiri, 380) - 18h.

Nenhum comentário »

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mobilizações para a Conferência de Comunicação intensificam-se em todo o estado

Etapas regionais e estadual antecederão a I Conferência Estadual de Comunicação

A menos de três meses da I Conferência Nacional de Comunicação, que ocorrerá no início de dezembro, aceleram-se os procedimentos das etapas preparatórias. Em Curitiba, a Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação se reunirá na próxima terça-feira no Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor). Estarão em pauta as conferências regionais que ocorrerão no estado em outubro, além da preparação da etapa estadual, a ser realizada nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

Etapas regionais em Foz do Iguaçu, Londrina, Pinhais, Campo Mourão e Guarapuava já estão com data marcada. Toledo, Maringá, Cascavel e Apucarana também realizarão conferências regionais, contudo não confirmaram sua agenda. Curitiba ainda contará com uma etapa municipal, que acontecerá em 6 de outubro. “A I Conferência Livre de Comunicação de Curitiba será um importante espaço de debate e mobilização para a regional livre, que ocorrerá em Pinhais”, declara Aniela Almeida, do Sindijor.

Francisco Beltrão inaugura etapas regionais no Paraná

O município de Francisco Beltrão sediou a primeira Conferência Livre de Comunicação no estado, abrangendo a região sudoeste, em 11 de setembro. Plenárias, debates e grupos de trabalho abordaram diversos temas relacionados à democratização da comunicação, tais com concessões de rádio e televisão, novas tecnologias, comunicação pública e comunitária, educação e cultura, assim como uma análise local das comunicações.

Segundo o professor Pedro de Almeida, um dos organizadores da etapa regional do sudoeste, o debate foi bastante construtivo, e um total de 28 diretrizes e ações foram deliberadas nos Grupos de Trabalho. “A expectativa é que, na estapa estadual, como teremos mais tempo para discussão, os temas possam ser aprofundados”, avalia o professor.

Conferência Livre no oeste

A próxima etapa regional livre ocorrerá em Foz do Iguaçu, no dia 3 de outubro. Tanea Costa de Jesus, presidente do núcleo municipal do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná, conta que a mobilização para a conferência envolve estudantes, profissionais da área e movimentos sociais. A presidente argumenta que o fato da conferência ser livre permite que a discussão seja mais democrática, a partir do ponto de vista dos trabalhadores.

Quanto à etapa estadual, Tanea acredita que será um importante espaço de debate, mas que não se pode esperar que gere mudanças radicais, pois o poderio da mídia é muito grande. “Conferência significa conferir o que está posto; entretanto, conferir não é o suficiente, é necessário que haja mudanças”, defende. Tanea compreende que devemos nos preparar, formular propostas alternativas e lutar, porém não será em apenas uma conferência que todos os problemas da comunicação serão resolvidos. “É apenas o início de um longo trabalho”, conclui.

AGENDA

Conferência Livre Municipal
Curitiba: 06/10 – Espaço Cultural dos Bancários (rua Piquiri, 380) - 18h.

Conferência Municipal
Londrina: 09 e 10/10.

Conferências Livres Regionais
Foz do Iguaçu: 03/10 – Câmara dos Vereadores – 08h.

Campo Mourão: 16/10 – Fecilcam – 08h.

Guarapuava: 19/10 – Unicentro – 08h.

Pinhais: 17/10 - Secretaria de Educação (Av. Iraí 696) - 08h.

Cascavel: 17/10.

Toledo: 17/10.

Maringá: 17/10.

Conferência Estadual de Comunicação
Curitiba: 6, 7 e 8 de novembro.

Venha se somar à Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação!

Próxima reunião: 29 de setembro, às 09h no Sindijor (rua José Loureiro, 211).

Mais informações:
Michele Torinelli – 41 9228-9478
http://proconferenciaparana.com.br

 
 
ver todos os editoriais